Biografia

Octaviano Augusto de Campos Bueno, mais conhecido como Taiu é considerado um dos melhores big riders por ter consagrado o nome do Brasil no cenário do surf mundial. Começou a surfar em uma prancha de isopor aos 11 anos na praia de Pitangueiras, no Guarujá e aos 13 anos viajou pela primeira vez com o avô para o Hawaii. Resultado: paixão a primeira vista. Aos 20 anos foi morar em Waikiki, no Hawaii, onde passou a competir profissionalmente, conseguiu patrocínios e não parou mais.
Após conquistar o 7º lugar no "Pro Class Trials", em Sunset Beach, em 83, voltou para o Brasil e venceu o Campeonato Brasileiro em 84 e o título da etapa paulista em Ubatuba, em 86. Em 91, já competia pela décima vez no Circuito Mundial, quando um acontecimento inesperado mudou completamente seus planos...
No dia 1 de novembro de 91, Taiu sofreu um grave acidente que mudou radicalmente sua vida. Da onda mal completada na praia de Paúba, litoral norte de SP, o surfista que estava em sua melhor forma, só lembra do breu, da sensação de anestesia e da voz do amigo gritando seu nome. Taiu havia fraturado a quarta vértebra cervical e traumatizado a medula espinhal. Conseqüência: paralisia motora do ombro para baixo.
Foi um período de grandes dificuldades. Após um bom tempo hospitalizado, voltou para a casa dos pais. Com o passar do tempo, Taiu começou a sair de casa, passear e viajar, sempre acompanhado de muitos amigos.
Taiu realiza muitos projetos, como o livro "Alma Guerreira", lançado pela editora CLR Balieiro, é presidente do SMF - Surfistas Marchando para Frente -, supera diversos obstáculos e motiva as pessoas a sua volta, com o exemplo e a força que transmite. Sempre ligado ao surf e aos esportes radicais, continua sua carreira como locutor, escritor, comentarista e forte presença nos eventos de surf. Ministra palestras de Motivação para Empresas e para estudantes Universitários. Gosta do mar, dos amigos e vive no Guarujá, casado com Diana a quase 10 anos, é fácil encontrá-lo pelas ruas da cidade de Guarujá, sua casa, sempre circulando com a sua cadeira motorizada, pilotada pelo queixo e seus dois cachorros a Lana e o Mahalo. Depois de quase 19 anos afastado das ondas, o Campeão brasileiro de surf Octaviano Taiu Bueno, rompeu a barreira que muitos acreditavam ser impossível, e voltou a deslizar sobre as ondas e emocionou a todos que acompanhavam esse momento histórico na praia das Astúrias, em Guarujá (SP).